SEU FELICIANO E O LEITE COM FARINHA

27-01-2011 15:15

"Bom não é ser importante. O importante é ser bom"

        Lembro-me dele como uma presença eucarística. Olhar manso, sempre bem humorado, palavras polidas e politizadas. Era sempre assim... Depois dos cultos dominicais, quando distribuía o pão e o vinho, a gente ia até sua casa onde ele nos servia sorridentemente, leite com farinha.

        Isso mesmo, LEITE COM FARINHA...! Um verdadeiro sacramento! Ritual sempre acompanhado de um bom papo, contos, causos e músicas das boas! Celebração sincera de quem sempre soube que somos irmãos, não por causa das doutrinhas que professamos, mas pelos gestos que fazemos para tornar o mundo mais alegre. Sacramento é isto. Algo visível que esconde coisas invisíveis... Sacramento são todas as belas cenas que vivenciamos para saudar um mundo mais belo. Cenas que ficam na saudade... "Fazei isto em memória de mim..."

        Lembro-me dele como aquele homem de bem que, em nome de uma amizade sincera, ao servir aquele sacramento, também servia-se a si mesmo. Sua história, por ser rica até os extremos da generosidade, não cabe nessas linhas. E, por ser demasiadamente discreto, o bem que fez a tanta gente, ele não me deixaria publicar.

        Mas, todos aqueles que respiram o ar de Assis já foram inspirados pela presença benfazeja deste homem, ícone da sabedoria e da bondade.

        Para este companheiro que escreve e que não o vê há tanto tempo, restam a saudade de um copo de leite com farinha e a certeza de que "quem é bom, é feliz". Igual ao seu Feliciano.

Reverendo Carlos Alberto

Professor Universitário em Curitiba

Juiz da Paz

Conselheiro do Conselho Estadual de Educação

Membro do Centro de Letras do Paraná

 

—————

Voltar