O Vale de Ossos secos - Ezequiel 37.1-14

13-04-2012 17:32

 

O vale de ossos secos

Ezequiel 37.1-14

           

O profeta Ezequiel foi levado ao exílio pelos babilônicos em 597 a.C, na segunda deportação de Judeus para a babilônia, sendo que ele ministrava aos judeus exilados, mas também se correspondia com os que ficaram em Jerusalém. Aqui em especial na visão de um vale de ossos secos, esses simbolizavam a morte da esperança de um povo, que estava seco, sem esperanças e poder, mas que o Espírito de Deus sopraria vida para dentro deles novamente. Os ossos secos indicam um exército morto na batalha.

              Diante disso era necessário que algo fosse realizado A primeira etapa aqui é apenas uma restauração parcial, conforme a orientação de Deus para que Ezequiel profetizasse aos ossos secos (v.4). Em resposta, os esqueletos espalhados são transformados em cadáveres individuais, mas ainda continuam mortos como antes (v. 7 e 8). A segunda etapa é pra ele profetizar ao Espírito, e apelar-lhe para que venha assoprar sobre os mortos para que vivam (v.9), e isso aconteceu (v.10).

               Entendendo o que ocorrera, as duas etapas revelam simbolicamente que Ezequiel exorta as pessoas sem vida a escutarem a Palavra de Deus. Alguma coisa aconteceu, mas os ouvintes continuaram mortos. E por fim, a segunda ação era equivalente à oração. Quando Ezequiel rogou ao Espírito que efetuasse o milagre da nova criação, o seu efeito foi devastador. Desta vez, os cadáveres reviveram, colocaram-se em pé e o milagre se completou.

                     Pelo menos duas lições aprendemos aqui:

1)      A visão de um vale de ossos secos mostra que a obra de reavivamento é de Deus, do começo ao fim;

2)      A visão de um vale de ossos secos mostra que qualquer papel desempenhado pelo homem, deve ser feito pela orientação de Deus.

                     Enfim, que possamos aprender que nas dificuldades, nos desertos da vida, temos que pedir auxílio a Deus para que venha nos socorrer. Ainda que a circunstância seja como um vale de “ossos secos”, sem perspectiva, sem esperança, etc, mas devemos crer que Deus pode realizar um milagre, e trazer um revigoramento, um reavivamento através do seu Espírito, e levantar um grande exército para a sua glória.

 

 

 

                                                                                              No amor de Cristo,

                                                                                              Rev. Vanderlei José Venutti

 

—————

Voltar