HISTÓRICO IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL - ASSIS/SP

29-11-2010 11:35

Igreja Presbiteriana de Assis

 "Uma Igreja de Portas Abertas"
 

HISTÓRICO DA IGREJA PRESBITERIANA DE ASSIS

 
        Em 1944, chegou à cidade de Assis, uma família numerosa, cujo patriarca era Cyrilo Luciano Tangerino, casado com Francisca Barbosa Luciano. Foram residir na Rua João Pessoa, no mesmo lugar onde, hoje, está a Igreja Metodista. Nessa casa, no dia 11 de junho de 1944, começou uma Escola Dominical.
         Aos 24 dias do mês de junho de 1945, fo organizada a Congregação Presbiterial pela Comissão Organizado do Presbitério de Botucatu, que era formada pelo Rev. Moisés Pinto Ribeiro e os presbíteros Álvaro Ferreira de Castro e Honório Martins Ribeiro. Essa Congregação iniciou-se com 31 membros comungantes e 35 menores.

         Pela graça de Deus o trabalho foi crescendo, frutificando, sendo acalentado pelos irmãos o sonho de transformar a Confregação em Igreja.
         E, em 1948, no dia 2 de maio, o sonho transformou-se em realidade. Nessa data, reuniu-se a Comissão Presbiterial para tratar desse assunto. O relator dessa Comissão era o Rev. Genésio Boamorte, estando, presente o presbítero João Monteiro.
         De acordo com a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, havia número suficiente de irmãos para que essa mudança pudesse acontecer, o que, realmente, aconteceu. Houve uma assenbléia na Igreja, na qual foram eleitos para presbíteros os irmãos Nicanor Luciano Gomes e Feliciano Barbosa Carvalho e, para diácono, os irmãos Cyrilo Luciano Tangerino e Jeconias de Castro.
         No mesmo dia, em culto solene, às 20 horas, esses irmãos foram ordenados, tomando posse do cargo para o qual tinha sido eleitos.
         Nesse culto, houve 10 profissões de fé e 4 batismos de menores, sendo uma das batizadas a senhora Hilda Gomes Barbosa.
         Portanto, no dia 2 de maio deste ano, estamos completando 63 anos como Igreja organizada.
         Glória ao Senhor nosso Deus pelos trabalhos aqui realizados, pelas pessoas que deles participaram e participam e por todos aqueles que aqui vierem congregar. Até aqui nos tem ajudado, o Senhor. 

—————

Voltar